Maio Amarelo: campanha por um trânsito mais seguro.

21/05/2019 às 09h58

O mês de Maio é dedicado à conscientização para um trânsito seguro em todo o país. A campanha “Maio Amarelo” é realizada em 27 países e é promovida no Brasil pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

O mês de maio foi escolhido pois no dia 11 de maio de 2011 a Organização das Nações Unidas deu o pontapé inicial da Década de Ação para Segurança no Trânsito. No Brasil, a campanha teve seu início em 2014 e conta com a participação de órgãos públicos, empresas privadas e membros da sociedade civil pela redução de acidentes nas vias de todo o país. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o Brasil é o quarto em número de mortes por acidente de trânsito no mundo.

Os acidentes em estradas federais que cortam a Bahia deixaram 453 mortos no ano de 2018. O número é o mais baixo dos últimos 18 anos, segundo levantamento divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). No entanto, a Bahia é o terceiro estado que mais indeniza mortes de trânsito no país. Com 1.367 indenizações DPVAT pagas de janeiro a junho de 2018.

Já em Sergipe a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) divulgou um balanço referente aos números de acidentes de trânsito registrados na capital no ano de 2018. Foram registrados 902 acidentes.

Em 2019 a campanha tem como tema: “No trânsito, o sentido é a vida”. Nas peças publicitárias crianças aconselham os adultos a terem atitudes corretas no trânsito, a idéia é usar da percepção do que é certo e errado dos menores que absorvem os conhecimentos com mais eficácia e sem filtro.

O Observatório Nacional de Segurança Viária, idealizador do movimento Maio Amarelo, explica que a campanha teve sua inspiração nos cinco sentidos humanos, numa alusão à sinalização de trânsito, já que o trânsito é feito de sentidos. Sob a assinatura #MEOUÇA ela estará presente em diversas cidades do país.